Os quadrinhos enjoaram! Mas por quê?!

22:47

05 de janeiro de 2017
O mundo nerd nos últimos anos tem crescido muito em seu número de adeptos em relação, por exemplo aos anos 90, antes da explosão da produção de filmes e séries nerds. E o número atual desse gênero vem muito dessa nova leva de fãs, pessoas comuns que não eram consumidores regulares desse conteúdo, mas que vem aderindo a esse estilo graças as produções já citadas, e que aparentemente vem agradando muito esse público. Mas e o público nerd “old school”, que sempre esperou por essas produções, que sempre quis ver seus personagens nas telas, o que vem acontecendo com eles?

Hoje em dia devido as produções os quadrinhos se tornaram algo muito popular entre o público geral, sendo cada vez mais conhecidos e vendidos, para as empresas isso é bom, por que é lucrativo, mas para esses nerds “old school” isso não é tão bom. 

É de conhecimento quase geral que o grupo “social” dos nerds sempre foi um grupo muito fechado e seleto, onde só quem realmente era nerd entrava no grupo, isso devido ao fato de serem também um grupo bem excluído por causa de seus gostos, então a indústria que fornecia o material para esse seleto grupo, focava somente neles e não no grande público que não consumia esse conteúdo, o que era muito bom para os nerds. Com a popularizam desses temas, que segundo alguns estudiosos se deve a popularização da série “The Big Bang Theory”, que trata do assunto nerd de uma forma bem “pop”, a indústria viu que o público geral também poderia se tornar seu público alvo, e isso foi ruim para os nerds.



Atualmente muitos leitores assíduos de quadrinhos tem parado sua leitura, e eu venho me perguntado do por quê, e após conversar com alguns leitores eu cheguei a conclusão ao qual eu dei a introdução a cima. Os quadrinhos sempre foram destinados a um público especifico, com piadas mais “intelectuais”, construção de personagens que agrade o público e alvo e etc; hoje em dia com os quadrinhos sendo mais adeptos ao grande público tem diversificado isso, com designs que agradem mais os fãs atuais, piadas mais “pop’s” e uma narrativa até um pouco mais simples e isso que vem desagradando o público quem sempre consumiu o produto.

Essas mudanças que vem desagradando os antigos leitores, não são mudanças leves como somente design de personagens (algo que também desagrada muito), mas são mudanças como, etnia de personagens, sexualidade, passado e até mesmo habilidades, as vezes mudanças que ignoram completamente anos e anos de desenvolvimento do personagem, isso somente para que agrade o grande público, personagens brancos se tornam negros, negros se tornam brancos, heterose se tornam gays, machões se tornam modelos, e isso é algo que incomoda os leitores que acompanham os personagens a muito tempo.

E esclarecendo que nós nerds não temos nada contra tais etnias e sexualidades, não nos importamos que tenham personagens gays ou negros, até adoramos por que mostra realmente a diversidade do nosso mundo nos quadrinhos, não gostamos que mudem um personagem já existente, que tem histórico e personalidade já estabelecidos somente para agradar os novos fãs, ignorando totalmente os antigos.

Enfim, um exemplo disso, seria o que a editora Marvel vem fazendo em suas atuais HQ’s, onde eles estão adaptando a maioria de seu universo cinematográfico para as HQ’s, ou seja, da tela para os quadrinhos, isso por que a Marvel detém o monopólio de filme de super-heróis, e que agrada o grande público, mudando até mesmo a sexualidade de personagens consagrados como homem de gelo dos X-men, que do dia para a noite virou gay. Essas mudanças que tentam agradar a todos os grupos sociais e étnicos podem funcionar para alguns, mas não para todos, a indústria vem focando muito nos novos fãs e esquecendo os antigos e isso é muito ruim, por que são os antigos que trouxeram a ascensão do gênero, que fez com que viessem para as telas, esquecer origem do personagem é como esquecer a história do gênero de quadrinhos.

Sim, os tempos mudam, e mudanças são necessárias, mas o que custa criar novos personagens? O que custa não mudar tudo, como por exemplo no ano passado que a Marvel criou uma nova ”Homem de ferro”, batizada de “coração de ferro”, em que é uma mulher, de 15 anos, negra, mudaram algum personagem? Não! Evoluíram, acrescentaram a mitologia do personagem, ou a DC comics, que vem fazendo um ótimo trabalho na sua nova fase, batizada de “Rebirth” que vem reinventando os personagens e criando novos, sem alterar grandes coisas.




Não queremos parar de ler os quadrinhos que tanto amamos, queremos é ler cada vez mais, mas se eles mudarem tudo o que gostamos, ignorando totalmente tudo que nos fez gostar isso dificulta; sim, quadrinhos são uma mídia forte, e precisa de representatividade, então criem novos personagens, tentem agradar, isso é bom, mas não forcem, não destrua antigos para criarem novos, unam os antigos e os novos, aí sim vocês agradaram a todos.

Nathan Oliveira,
Até a próxima!


You Might Also Like

0 comentários