Lays, fontes, dicas e outras coisas para blogueiros!

Como eu disse para minha amiga, minha mão está coçando para fazer um estilo diferente de postagem, quero fazer coisas úteis, que ajudem os blogueiros, layout's free (não fazem ideia de quanta gente eu pergunto se tem blog, e responde que tinha mas parou porque desanimou com o lay), fontes para download - tenho milhares, um sonho de qualquer blogueiro iniciante, postagens focadas para ajudar com blogs, entre outras coisas.

Mas fazer esse gênero de postagem, que é algo que pode ser postado com muita frequência (até mais de uma postagem por dia), não iria tirar o foco do blog? Minha preocupação era poluir, distrair, e então eu desanimar por não ter mais o tipo de público que me agrada. Uma alternativa seria criar um segundo blog, mas e depois que começassem as aulas, como lidar com dois blogs diferentes? Resolvi então criar uma sessão a parte do Soqnunca:


Eu fiz umas gambiarras e as postagens que estarão listadas ali, não irão aparecer aqui na Página Inicial do blog, vai ser como se fosse um 'segundo blog' mesmo. Então para quem se interessar por esse estilo de post, pode acessar direto a página porque ela será atualizada com frequência.

E então, você é blogueiro(a)? Acha boa a minha ideia? 
Me contem o que acham! E que postagens você está precisando? Pode ser tutorial, layout free, fontes, ou qualquer outra coisa, que eu dou um jeitinho de fazer. 

XOXO, Gabbi Sandi.

Como fazer uma ilustração de postagem

Olá pessoal! Eu disse que a proposta de postagens iria mudar, não disse? Pois bem, começando agora! Eu quero ajudar os blogueiros iniciantes a melhorarem seus blogs, não que o meu seja um grande exemplo, mas sempre tem algo que a pessoa pode ensinar, então vou começar a fazer tutoriais aqui no Soqnunca algumas vezes por semana.
O que vocês acham de ter mais que uma postagem por dia?
Uma das coisas que as pessoas mais usam em blogs é a chamada Ilustração de Postagem como, por exemplo, a que eu vou por aqui em baixo, e o que no final de 2012 era usado no tamanho normal que você achava a imagem (geralmente 500x300px no We Heart It) foi ficando cada vez mais elaborado. Veio as ilustrações larguinhas (que ocupavam toda a área da postagem com a altura que você achasse melhor), depois vieram as com legenda e depois começaram as mega enfeitadas no estilo do seu blog. Mas nem todo mundo tem aquela habilidade no Photoshop (ou outros editores de imagem, eu particularmente uso o PS) e ficaram estagnados em todas essas mudanças de estilo. Por isso hoje vou ensinar a fazer uma ilustração em passo-a-passo igual a que você viu no início dessa postagem.

Abra o seu Photoshop. A versão que eu uso do Photoshop é a CC, que é a original do Creative Cloud. Agora que você já abriu, aperte CTRL + N no seu teclado (esse atalho é o mesmo que ir em Arquivo > Novo ).

Onde está 'largura' você deverá por o tamanho da sua área de postagem (no meu caso é 720px). E em 'altura' você coloca o que achar melhor. Lembrando que ambas devem estar na medida de 'Pixels' ali do lado, e em baixo o arquivo deverá estar em 'Cores RGB'. Agora que você ja fez isso, clique em ' OK '. Até aí está tudo muito simples, agora vamos a partir interessante: a sua ilustração. Vá em algum site de imagem que você goste, eu uso muito o WeHeartIt (www), que para quem não conhece, é uma rede social só de imagem e muito bonitas por sinal. Ok, ok! Escolha a sua imagem, copie e cole no seu arquivo.


Use a setinha ali (primeiro item da barra de opções) para posicionar a sua imagem. Lembrando que o propósito é que ela não ocupe a área inteira do arquivo, queremos por uma decoraçãozinha aí, não é? Mas se mesmo assim você achar que a imagem está muito pequena, é só usar o atalho CTRL + T e segurar a tecla SHIFT enquanto você redimensiona a imagem na diagonal. (O Shift serve para preservar as dimensões da imagem).


Agora precisamos de um fundo bem legal para fazer a decoração da imagem, você vai achar vários aqui (www) e aqui (www). Agora que você já escolheu o seu, é só copiar e colar no arquivo e o posicionar do lado vazio da imagem, o objetivo é que uma parte desse 'fundo' fique por cima da imagem que você escolheu.


O seu vai ficar mais ou menos assim. Estamos chegando aonde queremos. Agora, escolha a Borracha na barra de opções do PS.


Primeiro, vamos selecionar qual das borrachas você vai usar. Para aparecer essa caixa de opções você deverá clicar na setinha que aparece ali do lado da borracha selecionada. Selecione alguma semelhante a que eu escolhi (é a área circulada mais em baixo). Na área circulada mais alta, você deverá mudar a opacidade da sua borracha, que deve estar em '100%' para '60%'. E na outra área circulada, você deverá virar a seta do círculo para o lado esquerdo. Agora vamos começar a apagar o nosso fundo nos cantos, para não ficar com essa impressão de cortado. Depois de você apagar direitinho deverá ficar mais ou menos como algum dos exemplos abaixo.
Não gostou do resultado? É só escolher novos modelos de borrachas e de opacidade e fazer algo que seja perfeito para você. E agora chega a parte mais simples do processo, quando você usa a ferramente de 'Texto' (é o ícone com a letra 'T' na barra de opções.) para fazer a legenda da sua imagem. Usa a criatividade! Está sem boas fontes no seu computador? Acesse o Dafont.com (www), lá tem milhares de fontes uma mais linda que a outra para você usar! E depois é só salvar e colocar na sua postagem.

ALGUMAS INFORMAÇÕES UTÉIS.

1 ) As fontes que eu utilizei foram Code Bode, Austie Bost Descriptions, e Vintage Shapes (que é a que tem essa ondinha que você viu).
2 ) Quando você colocar a ilustração no seu blog, coloque em 'Tamanho Original' e 'Alinhar a Esquerda'. Isso é para que ela não fique fugindo da área de postagem quando você publicar.

Eu espero que vocês tenham gostado do tutorial e que ele tenha sido útil para você, querem mais postagens desse estilo? Bem, beijos!
♥ FACEBOOK ♥ TWITTER ♥ INSTAGRAM ♥ YOUTUBE