Você sorri para estranhos?

23:44


Tenho o costume de pegar muitos transportes públicos por dia, não que eu more longe dos meus destinos, mas é que ás vezes vale a pena fazer baldeações para não ter que andar algumas quadras (pensamento de sedentária), trabalhando com números, são no mínimo três ônibus, e não sei como começou mas desenvolvi o hábito de falar "bom dia", "boa tarde", "boa noite" ao motorista e ao cobrador, mas muitas pessoas passam sem olhar no rosto, e até mesmo quando elas pagam com dinheiro e aguardam seu troco, elas se mostram indiferentes ao fato de que há uma pessoa ali.

A mesma cena do ônibus vejo se repetir com caixa de supermercado, com moço de estacionamento, com porteiro de prédio. Quando foi que as prestações de serviços passaram a ser desempenhadas por robôs? 

Em São Paulo, o perigo é constante e está presente nas pessoas estranhas, mas de certo modo não serei eu mais uma estranha? Pois bem, eu não faria mal à alguém, e não mereço gentilezas e simpatias pelo fato das pessoas não me conhecerem. Continuando assim, como conheceremos alguém? Ontem conheci no ônibus uma moça muito gente boa, Celina, ela estava indo para o seu curso de inglês enquanto eu ia para o cursinho, começamos a bater aquele papo-de-busão pois minha bolsa estava aberta e meus livros caíram, na capa deles tinha o nome do cursinho, ela conhecia, e assim ela considerou que eu não era mais tão estranha, afinal, eu tinha aulas em um lugar onde seu primo tinha aulas também, agora ela podia falar comigo e assim fluiu até o ônibus chegar ao seu ponto final. Aonde quero chegar? Quero chegar ao questionamento: temos que achar um ponto de não-estranheza para interagir?

Questionei algumas pessoas sobre sorrir para estranhos, pois considero o sorrir o ato mais simples e ao mesmo tempo gentil que pode ser feito, e por estranhos me refiro a toda essa esfera de pessoas com as quais esbarramos nas ruas todos os dias. As respostas não foram fora do esperado: maior parte apenas sorria, caso alguém sorrisse primeiro. Talvez o próprio sorriso seja um ponto de não-estranheza, do gênero "Estou bem, você está bem? Vamos sorrir um para o outro", mas sendo assim como começaria o ciclo do sorriso?

Amanhã, um dia tão simples como qualquer outro, peço-te para criar um ponto de não-estranheza: sorria para alguém. 

XOXO, Gabbs

You Might Also Like

0 comentários