Ansiedade - O mal do século!

16:44


Olá pessoas, tudo bem com vocês? Então, essa é a minha primeira postagem depois da reforma do blog, e eu estou trazendo um tema bem diferente do que de costume, pelo menos para os meus temas, um assunto sério, e delicado. No final do ano passado, lá para o começo de novembro eu fui diagnosticado com “Ansiedade Patológica” e desde então eu tenho ido ao psicólogo toda a semana e tomando remédio todo dia, mas nesse post eu não vim falar sobre mim, mas sobre algo que tem acontecido recentemente com muitas pessoas que eu conheço e que eu particularmente acho preocupante.


Devido à falta de informação chegar ao grande público desde sempre depressão e ansiedade vem sido tratadas como doenças bobas, e muito pior, as vezes só preguiça e estresse, respectivamente, mas quem conhece profundamente ou já teve ou tem, sabe que o que acontece não é somente preguiça e/ou estresse. Mas graças à internet, a informação conseguiu se difundir e tirar esse pensamento de muitas pessoas, mas ele não acabou. Mas como eu não tenho depressão eu vou falar sobre a ansiedade aqui.

Então, a ansiedade é um sentimento de proteção do nosso corpo que nos deixa preparados, no caso nervosos, para eventos importantes que estão prestes a acontecer, entretanto essa ansiedade deve ser algo normal, que acontece somente antes de eventos importantes, porém esse sentimento para quem sofre da ansiedade “doença” é constante, a todo momento você se preocupa com tudo o que vai acontecer, com o que as pessoas vão pensar, com o que você vai falar dependendo do que elas forem fazer, e isso acaba nos deixando paranoico. Os sintomas da ansiedade são: Medos Irracionais, que são criados e tecnicamente não tem motivos; Autoconsciência, ou seja, você se sente tão inconivente ao realizar algumas tarefas que simplesmente desiste delas; Memorias Ruins, só consegue lembrar de coisas ruins que aconteceram, e alto nível de Preocupação e Perfeccionismo, onde tudo está sempre errado, ou você fica “louco” por que não está bom, além dos físicos, como: insônia, roer unhas, dores e tensões musculares.


Mas o que eu venho fazer aqui não é explicar o que é ansiedade, mas explicar a importância do tratamento. Eu vejo muitas pessoas ignorando a ansiedade, como já dito, confundindo com o simples estresse, ou muito pior, sabem que têm, mas evitam psicólogos porque não acreditam em psicólogos, e é exatamente o que me preocupa e o que vim falar para vocês. Bem, quem me conhece sabe o quanto eu estava mal antes do tratamento, chorando, me estressando sem motivo, roendo unhas até sangrarem, e eu só fui melhorar realmente depois de começar a me tratar. Entendam, um tratamento demora, é devagar, o médico tem que entender o que se passa pela sua cabeça antes de te ajudar, tem que ter paciência, eu sei que é difícil ter paciência para ansiosos, eu mesmo não tenho, mas tive que ter autocontrole para melhorar, então, se você tem ansiedade, ou conhece alguém que tem, não ignore, não ache que é a adolescência, ou só estresse, não tente ajudar seus amigos com dicas como: “relaxa cara”, “se acalma”, “não precisa se preocupar”, isso nunca é algo 100% consciente, tanto a ansiedade como a depressão são problemas físicos reais, são doenças, então faça um favor a si mesmo e a algum amigo que tenha, PROCURE AJUDA. A ansiedade não é ruim somente para você, mas para os que estão ao seu redor, então além de você ficar mal, seus relacionamentos ficam ruins, sim, é difícil, mas é preciso querer mudar, é preciso correr atrás de tratamento, se você procura tratamento para uma gripe, por que não procura para ansiedade?


Faça isso por si e pelos outros, eu sei como é ter, e eu sofri e ainda sofro por causa disso, mas busquei mudar, e eu não te conheço e não sei se você tem, mas se tiver, eu realmente quero muito que você se cuide e melhore!

Nathan Oliveira
E até o próximo post!

You Might Also Like

0 comentários