Feminismo, sexismo, e o que quiser adicionar.

23:53

Já de prévio aviso, comunico que a palavra 'Feminismo' aparecerá com frequência.

Digamos que esse é o meu posicionamento sobre um assunto atual e que cada vez tem ganhado mais espaço na sociedade: Feminismo. Dependendo do país/região e época, o termo surgiu e foi utilizado para causas e objetivos diferentes, e hoje em dia existe uma grande divergência de opiniões da questão de quando podemos usa-lo, tem pessoas (mais especificamente sociólogos) que declaram que um 'movimento' deve ser considerado feminista a partir do momento que ele defende os direitos das mulheres, enquanto outras pessoas (novamente sociólogos) caracterizam com o termo somente o feminismo moderno, e os que vieram antes seriam denominados como ''protofeministas''.

Mas não estou aqui para contar a história do 'feminismo', e nem qualquer outra coisa que você possa encontrar digitando essa simples palavrinha no Google, quero simplesmente deixar registrado um ponto de vista. Antes de continuar, posso deixar bem claro que li bastante sobre o assunto antes de comentar sobre ele aqui, afinal, digamos que ele está infiltrado em questões pessoais bem presentes na minha vida e pode ser um tanto delicado. 

Vi a página da BBC Brasil mencionar sobre o Sexismo, um assunto que está diretamente ligado ao Feminismo mas que na maioria das vezes não é comentado. Eu tenho uma mania pessoal de querer explicar as coisas com conceitos de dicionário, mas vou tentar deixar isso de lado.

Se eu tivesse que definir esses dois conceitos com uma simples frase eu diria que o Feminismo é a luta pelos direitos e deveres igualitários não importando o sexo. E o Sexismo é discriminar uma pessoa baseado no sexo. De uma maneira geral poderíamos dizer que esses dois termos são antônimos, mas o que fazer quando um muitas vezes engloba o outro? Eu apoio o feminismo, já falei isso uma vez, e mesmo sem ter mencionado isso novamente, devo ser sincera e dizer que: não há motivos para não apoiar uma causa que defende a igualdade social, mas não apoio todas as pessoas que se dizem 'feministas'.

Um artigo muito interessante que eu li que fazia um comparativo aos dois, que é o que impulsionou essa postagem, dizia assim:
O imediatismo atual (referencia a Bauman outra vez), que leva também a preguiça e a falta de interesse, somado a chance do status de um símbolo de mulher forte e decidida, faz muito atrativo apenas denegrir o sexo masculino como sendo o maior símbolo do movimento defendido. Nesse caso a ideia da reivindicação é altamente distorcida, algo que originalmente defende a equiparação, se transforma em atacar o sexo oposto aleatoriamente, sem se preocupar realmente se tem direitos ou deveres completamente iguais, como fez Sheron Osbourne (mulher de Ozzy Osbourne) em seu programa “The Talk” ao rir de um homem que teve seu pênis cortado pela mulher.
Basicamente está falando que algumas mulheres se unem a causa querendo passar a imagem de mulheres poderosas, e como maior demonstrativo disso tendem a denegrir os homens, no qual tendem a querer somente falar mal do sexo masculino e com isso atacam sem proposito e sem ver o real objetivo: a igualdade social, antes de avaliar uma situação. (Acho que se um homem machucasse os seios de uma mulher, ela não iria achar muito engraçado.)

(Ignorem ele falando, peguei o vídeo para mostrar exclusivamente a cena mencionada da Sheron, que somente achei traduzida aí, na verdade, o vídeo é bem interessante.)

Eu totalmente apoio o Feminismo; eu apoio o conceito verdadeiro dele, não a situação distorcida que divaga pelas redes sociais, no qual querem deixar os homens nas mesmas condições que as mulheres tinham a muitos anos atras: pessoas, o movimento feminista não é uma vingança, é uma busca por uma sociedade mais justa. 

Para concluir, deixo o trecho do texto que mais chamou minha atenção:
Creio que existam ainda seres humanos do gênero feminino que realizem uma brilhante defesa contra o machismo, os tabus, e qualquer outra coisa que retire a igualdade para com os homens, e que, devam reclamar seus direitos, assim como deveres equivalentes.
Bem é isso, XO! (Beijos e Abraços)

You Might Also Like

8 comentários